top of page
  • Foto do escritorNupeha

Nova tecnologia de películas protetoras traz benefícios a longo prazo para hospitais

Produto trazido ao Brasil pela 3M é fabricado sem partículas de metal entre suas camadas, o que aumenta vida útil do filme e traz mais segurança para hospitais


Novidade: película para vidros trazida ao Brasil controla luminosidade e entrada de raios infravermelhos

Controlar a entrada de sol e calor dentro dos ambientes hospitalares é fundamental para fazer com que os pacientes sintam-se confortáveis e escolham a instituição para serem atendidos até o final do tratamento. As películas protetoras de janelas, chamadas de window films, têm sido bastante usadas pelos arquitetos nos últimos anos. Contudo, uma nova tecnologia introduzida no mercado brasileiro há menos de um ano pela 3M, chamada de Prestige Crystalline, pode ajudar os centros médicos a ter mais benefícios e menos gastos com a aplicação desse tipo de produto.

Novo produto não possui partículas de metal, o que aumenta vida útil e não causa interferência em aparelhos

A principal mudança em relação às películas tradicionais é a ausência de partículas de metal, colocadas entre as camadas para refletir a luz e impedir a entrada dos raios infravermelho e ultravioleta. “A película Prestige possui 240 camadas, feitas com nanotecnologia, com uma diferença de refração entre elas. Por isso não é necessário usar metal, que corrói e se desgasta com o tempo”, compara Marcelo Gandur, gerente de negócios no setor de películas da 3M.

Além de se deteriorar, o metal pode interferir o funcionamento de alguns aparelhos eletrônicos dentro de setores vitais dos hospitais, como UTIs e centros de comunicação.


A indústria fabricante diz que seu novo produto impede a entrada de 97% dos raios infravermelhos, que levam a radiação solar para dentro dos ambientes e fazem aumentar a temperatura – essa invasão ocorre mesmo com os vidros insulados quando os raios solares incidem diretamente sobre as janelas. Assim, o hospital também consegue obter ganhos exigindo menos do sistema de ar-condicionado e reduzindo o consumo de energia elétrica.


Nos Estados Unidos e Europa, os governos dão isenções e subsídios às empresas que adotam soluções para aumentar sua eficiência energética e, por isso, a película Prestige é um dos produtos mais aplicados em grandes centros médicos. No Brasil, por enquanto o window film foi aplicado em poucos hospitais, mas a 3M pretende alavancar suas vendas no segmento de saúde baseada nos benefícios econômicos. “Existem alguns estudos que mostram que o ar-condicionado corresponde a até 40% dos custos de um hospital”, aponta Gandur. Por enquanto, a película é bastante utilizada por hotéis e restaurantes brasileiros que querem proteger a mobília da ação do sol e oferecer um ambiente com temperatura agradável para os turistas. 


Produto ajuda a controlar entrada de calor e reduz custo de operação com ar-condicionado

Para Marcos Cardone, superintendente da Cabe Arquitetura, a utilização desse produto pode ser bastante interessante se houver viabilidade. “É uma novidade que pode trazer soluções para muitas questões com que nos deparamos num projeto voltado para hospitais. É preciso fazer um estudo detalhado dos custos e benefícios que serão alcançados”, comenta o arquiteto, que destaca a importância de o setor sempre estar atento a novas tecnologias. “A busca pela eficiência energética é muito importante para a sustentabilidade de qualquer instituição.”


A película Prestige ainda tem um custo elevado, já que a diferença de preço em relação às películas tradicionais pode chegar a 200%. Mas Gandur avalia que o investimento vale a pena quando o objetivo do hospital é conseguir uma economia a longo prazo. O executivo afirma que a 3M reproduziu em laboratório simulações de desgaste provocadas pela ação do tempo e constatou que a nova tecnologia demora muito mais para precisar de troca. “A garantia do produto é de 15 anos. É um produto completamente diferente do que existe no mercado, por isso também é difícil fazer uma comparação simplificada”, comenta.


Para oferecer todo o conforto e segurança garantidos pelo fabricante, o window film precisa ser instalado corretamente por um agente autorizado. Com esse cuidado na escolha da mão-de-obra, os hospitais e clínicas evitam desgastes e danos inesperados ao produto.


No site da 3M existe uma lista com aplicadores autorizados que podem ser contatados. Um deles é a Signmaker, empresa de São Paulo especializada em comunicação visual que também comercializa as películas. “A aplicação do filme é bastante rápida, desde que o ambiente esteja adequado. O importante é que a obra já esteja finalizada, sem partículas de poeira voando, que podem estragar o produto”, ensina o diretor Gilberto Perez.

ONDE ENCONTRAR


3M do Brasil Site: www.3m.com.br Telefone: 0800 055 69 03


Signmaker Site: www.signmaker.com.br Telefone: (11) 5070-5070

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page