Iluminação natural e facilidades de acesso fazem da unidade um exemplo
O Hospital Naval de Bremerton (NHB), em Washington, nos Estados Unidos, é uma referência de hospital universitário em medicina familiar da Marinha. Um dos destaques, além da referência em atendimento, é a arquitetura do prédio. O projeto do hospital universitário foi criado para que os pacientes, militares, seus conjuges, filhos e, inclusive os profissionais já aposentados, tenham o melhor atendimento. É considerado um modelo de planejamento do futuro. Com ambulatórios anexados a um prédio mais antigo, o novo anexo inovou nos quesitos iluminação, facilidades de acesso, ambiente de trabalho e arborização.
O hospital, inaugurado em 1980, foi ampliado em 2001 com um projeto de US$ 24 milhões, que trouxe três novos atendimentos ambulatoriais e três garagens subterrâneas. O principal destaque visual do complexo é um átrio de paredes de vidro, apelidado de "tombadilho superior", um termo usado pela Marinha para a principal área de entrada de um navio ou de um comando, geralmente decorada com bandeiras. No NHB, esse espaço funciona como uma articulação para unir o antigo hospital aos novos espaços e inclui ainda como detalhe escadas de aço e pontes flutuantes no segundo e terceiro pisos. A iluminação natural dá um show a parte se juntando às paisagens do mar e de lindas e imensas árvores.
O novo complexo tem 66 salas, sete quartos para procedimentos e 32 salas médicas, uma farmácia, três grandes áreas de espera e uma nova entrada que une o antigo e o novo prédio. No projeto foi incluído também um espaço agradável para trabalhar, com paredes em tons claros, corredores largos e muitos quadros nas paredes, sem esquecer da sustentabilidade. Em 2005, foi aberta uma nova unidade de recuperação pós-parto.
Para o tenente do NHB Medicina Familiar, Brian Smoley, o mais importante no projeto foi a colocação de janelas que permitem a entrada da luz do sol e da claridade para os pacientes. "O hospital está excelente. Acrescentaria apenas mais duas escadas para ligar os escritórios a outros pisos, do lado oeste do hall do edifício", disse.
Na opinião da sargento-chefe de Medicina da Família, membro do Hospital Corpsman e mãe de uma das crianças que recebem cuidados médicos no NHB, Dora Herman, as janelas são realmente um destaque no edifício, de onde se vê uma bela paisagem de qualquer localidade. Para ela, um dos problemas do projeto, que já está sendo revisto, é o tamanho das salas de tratamento. "Algumas salas de tratamento são muito pequenas. Mas, alguns banheiros têm sido convertidos em salas devido à falta de uso e a necessidade de espaço de armaze- namento", disse.
Dora salientou que o projeto facilitou e melhorou muito a vida dos pacientes. "As pessaos têm acesso fácil e consegue visualizar o hospital como um todo. Os banheiros estão localizados em áreas bem acessíveis, assim como as escadas e elevadores. A paisagem completa e alegra o ambiente".
Atualmente, o NHB oferece primeiros socorros, cuidados de emergência e obstétrico, e uma ampla gama de especialidades médicas e cirúrgicas, entre eles a fisioterapia. O hospital que fica entre a Base Naval de Kitsap de Bremerton e de Bangor deu origem a três outras clínicas em Puget Sound Naval Shipyard, NBK Bangor e Naval Station Everett. Localizado próximo de Seattle, o hospital atende 60 mil famílias militares em Washington e Oregon.
Comments