top of page
  • Foto do escritorNupeha

Butaro Hospital - saúde de qualidade em arquitetura vernacular

Atualizado: 9 de mai. de 2019



Em 2007 o Partners In Health (PIH) (http://www.pih.org/) e o Governo de Ruanda iniciaram uma estreita parceria para reconstrução do sistema de saúde  de Burera, no norte de Ruanda, um dos mais empobrecidos distritos do país que contava então com uma população de mais de 340 mil habitantes, e historicamente com um dos indicadores de saúde mais pobres se comparados com outras regiões. Era um dos dois últimos distritos a não possuir um hospital em funcionamento e tampouco contavam com um único médico. 

Em 2008, um grupo de arquitetos voluntários do MASS Design Group foi trazido pelo PIH para ajudar a planejar e projetar uma instalação de primeira linha que ajudasse a reverter essas condições.

A visão para o novo hospital de Burera era ambiciosa e múltipla: construir um novo hospital bem concebido e inovador para servir o povo de Burera. Os planos para controle de infecção expandiram os programas de treinamento para novos serviços, equipamentos e tecnologia moderna, para entregar a mais alta qualidade de cuidado possível para uma população que há muito tempo não tinha acesso aos cuidados de saúde de qualidade.

A visão para o hospital incluía a criação de uma comunidade científica de pessoal clínico e não clínico, com a esperança de que as pessoas irão viajar longas distâncias para ensinar, aprender, prestar cuidados e procurar assistência nas novas instalações. No futuro, Butaro Hospital Distrital deveria ser um exemplo de como conseguir um hospital moderno na África rural com um ambiente acadêmico capaz de fornecer cuidados médicos de classe mundial.


 

Em janeiro de 2011, o Ministério da Saúde de Ruanda e o PIH abriram o Butaro Hospital no distrito de Burera, com 140 leitos. Além dos quatro serviços básicos (maternidade, clinica médica, cirurgia e pediatria), o novo hospital inclui um serviço de urgência, uma enfermaria de cirurgia completa com duas salas de cirurgia, unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), uma unidade de terapia intensiva (UTI), oftalmologia ambulatorial, serviços de ginecologia, ambulatório de otorrino, e capacidades laboratoriais significativamente expandidas.



O PROJETO


Na concepção do hospital, o MASS Group criou um modelo mais holístico da arquitetura, que incluía o projeto propriamente dito do hospital plenamente orquestrado com o processo de construção, a fim de empregar, educar e capacitar a comunidade local. A construção foi conduzida e realizada exclusivamente por uma equipe de Ruanda.  

Após a imersão no campo através de vivência e de trabalho no Centro de Saúde Butaro, e consulta com especialistas em saúde global da PIH, da Escola de Saúde Pública de Harvard, da Escola de Medicina de Harvard, e do Centro de Controle de Doenças (EUA), a questão da infecção hospitalar tornou-se aparente.


Devido à corredores lotados e ventilação insuficiente, os doentes e os profissionais de saúde muitas vezes foram submetidos ao alto risco de contrair doenças transmitidas pelo ar dentro das instalações de saúde, especialmente em áreas rurais, pobres. O projeto do Butaro procurou mitigar e reduzir a transmissão das doenças transmitidas pelo ar através de vários sistemas, incluindo layout geral, fluxo de paciente, de pessoal, e ventilação natural, proporcionando um modelo e abordagem que poderia ser replicado em áreas de alto risco para a transmissão da TB e outras doenças transmitidas pelo ar em ambientes de recursos limitados.



O projeto  do Butaro Hospital incorpora uma série de recursos inovadores projetados para minimizar o risco de infecção: eliminação de corredores internos, e instalação de ventiladores de grande raio e janelas com persianas para garantir a troca de ar freqüente, uma estratégia-chave na redução da transmissão de doenças.  A fim de produzir as mudanças de ar necessárias na ala, ventiladores de baixa velocidade com diâmetros de 7,30 metros foram usados ​​em pontos estratégicos para movimentar o ar das enfermarias para as persianas e janelas abertas, e ao fazê-lo remover potencialmente os micróbios prejudiciais. Luzes UV germicidas foram instalados para matar ou inativar micróbios e finalmente, a utilização de um revestimento de piso não-permeável, de superfície contínua, desprovida de juntas com tendência para o crescimento bacteriano. O tipo de piso é fácil de limpar, durável e seguro por resistir a infecção.



Além de fornecer acesso a instalações de saúde de primeira classe, o projeto Butaro Hospital foi usado como uma forma de estimular a base de negócios e desenvolvimento. Construído com 100% de mão de obra local, 3.898 pessoas foram treinadas e contratadas para ajudar a escavar, construir e gerenciar o projeto. Foram organizadas seis equipes de construção, cada uma das quais trabalhava em um turno de duas semanas.


Isto permitiu que seis vezes mais pessoas fossem contratadas e estivessem envolvidas no processo de construção. Todos os funcionários recebiam alimentos, água e cuidados de saúde. Empregar mais trabalhadores era mais barato e mais rápido do que usar unicamente equipamentos pesados para escavar as encostas e mover a terra - mas mais importante do que isso, foi o benefício de criar um número grande de empregos e gerar investimento comunitário no projeto.

A capacitação em alvenaria e o aprendizado em duas vias aconteceram naturalmente em todas as fases e áreas de projeto, desde as oficinas de design com os construtores locais por meio do desenvolvimento de métodos específicos de construção no local. A pedra vulcânica é um elemento onipresente da paisagem do norte de Ruanda, comumente considerada como um incômodo por agricultores que limpam seus campos.


Quando usada na construção, é tipicamente apenas para fundações ou paredes do pátio, e é muitas vezes coberta parcialmente ou completamente com argamassa. Em um esforço para revelar a textura excepcionalmente bela e única da pedra que procurou minimizar argamassa, e criar uma extensão quase perfeita de paredes porosas cinzentas profundos.


Depois de vários ensaios, o pedreiro começou a ficar animado sobre o produto que estava aparecendo. À medida que avançava através dos vários edifícios do hospital, seu trabalho tornou-se mais e mais refinado. Reconhecendo como sua habilidade tinha avançado à medida que eles trabalhavam, os pedreiros, eventualmente, se ofereceu para substituir o seu trabalho inicial, sem custo, de um sentimento de orgulho. Como recém-formados, empreiteiros altamente qualificados, esses pedreiros são agora procurados em outras partes do país por empreiteiros que procuram replicar as "paredes de pedra magníficas de Butaro."


191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page