Novo pavilhão do Hospital Israelita Albert Einstein respeitou a vizinhança em sua implantação
O Pavilhão Vicky e Joseph Safra (PVJS) do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) recebeu certificação LEED GOLD, criada pelo U.S. Green Building Council e verificada pelo Green Building Certification Institute (GBCI). O LEED é o programa de certificação para projetos, construção e operação de edifícios sustentáveis (verdes) de alto desempenho de maior prestígio no mundo.
A qualificação de um edifício certificado LEED pode ser obtida em quatro níveis: Certified, Silver, Gold e Platinum. O Pavilhão Vicky e Joseph Safra, parte da Unidade Morumbi do Hospital Israelita Albert Einstein se torna, pois, o maior edifício com o nível de certificação GOLD no mundo, voltado para a assistência à saúde. Com aproximadamente 70.000 m2 distribuídos em 10 andares ocupados e seis de estacionamentos, o edifício conta com mais de 200 consultórios médicos, centro de diagnósticos completo, centro cirúrgico de alta tecnologia, serviços de endoscopia e oftalmologia.
O sucesso só foi possível, porque o HIAE optou pela certificação desde a concepção do projeto. "Tendo entre as prioridades do projeto o atendimento à agenda sustentável desde seus primeiros traços, tivemos a oportunidade de planejar a implantação e o volume do edifício, seus materiais e as sinergias entre sistemas eletromecânicos para oferecer ao hospital um projeto de edifício sustentável sem grandes alterações no custo da obra e, mais importante, de baixo custo de operação e manutenção", destaca o arquiteto Arthur Brito, LEED AP, Diretor de Projetos da KAHN, empresa responsável pelo projeto, gerenciamento da obra e consultoria para certificação LEED do empreendimento.
"O movimento de Construções Verdes oferece uma oportunidade sem precedentes para responder aos desafios mais importantes dos nossos tempos, incluindo o aquecimento global, dependência de fontes não renováveis de energia e ameaças a saúde humana," afirma Rick Fedrizzi, Presidente, CEO e fundador do U.S. Green Building Council. "O trabalho inovador em edifícios como o Pavilhão Vicky e Joseph Safra é uma força motriz fundamental no movimento de Construções Verdes".
Desafios
A certificação LEED GOLD tem um mérito especial por se tratar de um edifício hospitalar. "O programa hospitalar apresenta desafios adicionais para a certificação LEED, pois os requisitos técnicos e de segurança são bastante restritivos e a demanda por água e energia, superiores aos de outros programas, como escritórios e escolas", relata Antonio Carlos Cascão, Diretor de Obras e Infraestrutura da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
Além do correto planejamento e bom projeto, o processo de certificação também depende de competência durante sua construção. Em adição às práticas de sustentabilidade já adotadas em todas as obras da Racional, o processo de certificação LEED do PVJS consolidou a vocação desta empresa, que foi responsável pela construção do edifício, em construções inovadoras e ambientalmente responsáveis.
Pontos que impactam positivamente
Reduções no consumo de água e energia
Cuidados na utilização de materiais, em função do seu conteúdo e características de emissão de poluentes
Respeito à vizinhança durante a obra e na implantação do edifício
Diminuição da carga sobre as redes de drenagem de águas pluviais da cidade
Alta qualidade e controle do ar interno
Redução do efeito de ilha de calor na região
FICHA TÉCNICA
Pavilhão Vicky e Joseph Safra, Unidade Morumbi, Hospital Israelita Albert
Einstein
Localização: São Paulo, SP Início do Projeto: 2005 Conclusão da Obra: 2009 Área Construída: 70.209 m2 Área do Terreno: 9.211 m2 Certificacão: LEED-NC v.2.2 GOLD
EQUIPE
Arquitetura: Albert Kahn Family of Companies Kahn do Brasil Ltda., Arthur Brito, LEED AP, EDAC (responsável), Alan Cobb, AIA, LEED AP, John Hrovat, OAA, LEED AP Interiores: Carolina Botelho, LEED AP, Wallace Williams, IIDA Coordenação: Eleonora Zioni, LEED AP Colaboradores: Rubens Witthoeft, Denilson Sabion, Carlos Eduardo Furtado, Flavia Santa Rosa, Adriana Salles, Oswaldo Angelucci, Ana Paula Coutinho, Deborah Granha, Andre? Rodrigues, Cristiane Bueno, Christian Joos, Wagner Amaral, Wilson Seto, Marcela Batista, Luciane Oliveira, Timothy Flintoff Jr, LEED AP, Anthony Offak, LEED AP. Acústica: Harmonia Acústica Assessoria Legal: Levisky Arqtuietura Ar-condicionado: Clima Clean Engenharia Consultoria de caixilhos: QMD Consultoria Elétrico e hidráulico: MBM Engenharia Projeto de fundações e contenções: Infraestrutura Engenharia Estrutura de concreto: Escritório Técnico César Pereira Lopes Estrutura metálica (passarelas): Andrade e Rezende Engenharia Luminotécnico: Esther Stiller Consultoria Estacionamentos: Ghoubar e Ghobar Planejamento de Garagens Elevadores: Marcelo Moura
Prevenção e Combate a Incêndio: Engepoint Paisagismo: Alexandre Fabbri Impermeabilização: Proassp Construção: Racional Engenharia Gerenciamento da Obra: Kahn do Brasil Ltda.
Comments