top of page
  • Foto do escritorNUPEHA

AME Santo André inaugura Centro Oncológico com projeto desenvolvido pela CABE ARQUITETOS.

O AME-Santo André terá capacidade para 6,2 mil sessões de quimioterapia e 18 mil consultas médicas e não médicas por ano.

O AME Santo André é uma das cinco unidades selecionadas pelo Governo do Estado para dar início ao programa AME Oncologia e nos sentimos muito honrados por desenvolver na CABE ARQUITETOS este importante projeto para a assistência da comunidade, afirma a Arqª Célia Bertazzoli, autora e responsável técnica pelo projeto do novo Centro de Oncologia.


“Com esse novo espaço, o programa AME Oncologia vai oferecer milhares de sessões de quimioterapia por ano em um espaço humanizado, ampliando a assistência em Oncologia para o Grande ABC”, afirmou o secretário de Estado em exercício, Eduardo Ribeiro Adriano.

Com o Centro Oncológico em atividade, estão disponíveis 10 boxes com poltronas, sala de emergência, farmácia, consultório médico, consultório multiprofissional e posto de enfermagem, além do sistema de climatização do ambiente, rede de gases, recepção e banheiros exclusivos. Em pleno funcionamento, a capacidade operacional é de aproximadamente 520 infusões/mes.

Os atendimentos no AME Santo André ocorrem nas áreas de câncer de mama, colorretal e próstata, englobando sessões de quimioterapia, consultas oncológicas e exames. Com a abertura do Centro Oncológico, uma outra novidade é o teleatendimento. Após 48 horas da quimioterapia, os pacientes passam por consulta remota com profissionais da área de enfermagem e farmácia. Por meio de videochamada, os pacientes serão acompanhados após os procedimentos, agilizando o tratamento.


AME ONCOLOGIA

O lançamento do programa estadual “AME Oncologia” ocorreu em 22 de junho no AME Barradas, na Zona Sul da Capital. Na oportunidade, foi anunciado que AMEs de todo o Estado passariam a oferecer diagnóstico e tratamento contra o câncer, sendo cinco unidades as primeiras a adotar a nova modalidade: Santo André, Taubaté, Itapetininga, Dracena e Mogi das Cruzes.

No Grande ABC, o AME Santo André passou a ser um braço de apoio do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) – equipamento de saúde referência em Oncologia para a região do ABC Paulista também sob gestão da FUABC. Os pacientes são encaminhados pelo Hospital, cujas vagas são reguladas pela CROSS, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde do Governo do Estado.

O AME-SA recebe casos de média e baixa complexidades para realização de terapias infusionais (quimioterapia). O plano terapêutico e o envio dos medicamentos estão a cargo do HEMC.

O AME Santo André é o segundo maior do Estado de SP.

Foto: Angelo Baima e Helber Aggio - fonte: https://www.abcdoabc.com.br



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page